23-01-2014 18:27

O Líder por detrás da bola

Jovem: Carlos Antunes (Caló), 22 anos
Residente no Bairro Padre Cruz
Jogador de Futebol de Rua no Projeto Bola P’ra Frente
Animador sociocultural e Dinamizador comunitário

 

Em janeiro de 2010 conhecíamos o Caló há apenas um ano e convidámo-lo para trabalhar connosco. Durante 2009, revelou-se um jovem tímido, introvertido, calado, a rondar os 18 anos. Magro e cheio de estilo, coxeava de uma perna devido a um problema num tendão de Aquiles. De olhos cabisbaixos passava pela praça todos os dias para ver correr e jogar à bola os amigos e vizinhos nos treinos sociodesportivos desenvolvidos pelo Projeto Bola P’ra Frente, da ANFR.

Durante meses permaneceu calado e sentado num muro de uma escadaria na proximidade, observando em silêncio as dinâmicas de grupo e o treino de competências sociais, que distinguem o futebol de rua do futebol de competição, porque afinal o que aqui interessa é a inclusão dos jovens, partindo do seu interesse pela prática desportiva. Fomos metendo conversa com ele, convidando-o para jogar, por ser grátis e para todos os tipos de pessoas. Era a liberdade da rua e de aprender com ela a usar o tempo. Foi recusando e afirmando devagar que, por causa do problema no calcanhar, nunca tinha praticado educação física. Permaneceu mais umas semanas a observar do muro.

Em outubro de 2009, durante mais um treino, Caló salta do muro habitual e derruba, definitivamente, as suas próprias barreiras pessoais. Corre ao seu jeito, entra em campo e começa a jogar futebol com os amigos. Abre um sorriso e a vontade de se descobrir, de comunicar e ser feliz. Em janeiro de 2010, tinha acabado de aceitar o desafio de ser Dinamizador comunitário nesse Projeto e de iniciar um caminho de exemplo positivo para os jovens do Bairro Padre Cruz.

Quase 5 anos depois, reconhecemos nele a persistência e a vontade de mudança e entrega que o caminho solidário de ser pessoa com os outros requer. A ANFR orgulha-se pelo caminho que construíram juntos e pelas suas conquistas. No último mês de novembro, o Caló Antunes representou os jovens do Projeto Bola P’ra Frente – E5G num intercâmbio de jovens em Estrasburgo, ao abrigo do projeto ENTER do Conselho da Europa, e acabou de ser contratado para trabalhar no Hostel Social da Associação SPIN no Bairro Padre Cruz, a partir de Janeiro de 2014.

Brevemente vai realizar uma cirurgia para corrigir o seu problema de saúde, vai tirar a carta de condução, quem sabe voltar a estudar e a curto prazo poderá ser o futuro Vice-presidente da ANFR. Conquistas alcançadas desde o dia em que saltou do muro para correr e treinar a vida atrás de uma bola, até se transformar num líder capaz de fazer acontecer a mudança na sua própria vida e na sua comunidade.

A transformação progressiva da sua vida num lugar cada vez mais feliz faz valer, só por si, a existência desta Associação e dá-nos forças para continuar a vencer obstáculos todos os dias, para que as experiências sociodesportivas que proporcionamos possam continuar a ser um lugar onde mais jovens se possam encontrar e crescer!

—————

Voltar


Contactos

Bola P'ra Frente E5G

Rua Barcelona Cave 133, 1600-455 Lisboa

Telefone 210 140 931